Blog

Artrose: o que é, sintomas, tratamento e como prevenir

Doença inclui processos degenerativos em áreas articulares.

Dor, dificuldade de locomoção e articulações rangendo podem ser sinais de artrose, também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite.

De acordo com o Ministério da Saúde, 15 milhões de pessoas sofrem de osteoartrite só no Brasil. Por mais que a doença acometa homens e mulheres de diferentes idades, os idosos costumam ser os mais afetados. 

Vários fatores contribuem para o surgimento, como o envelhecimento natural das cartilagens, e os tratamentos recomendados buscam melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

Pensando nisso, neste artigo explicaremos o que é artrose, os sintomas e as causas da doença. Além disso, você entenderá como funciona o tratamento para osteoartrite e como previni-la. Confira!

O que é artrose?

A artrose é o mesmo que osteoartrite ou osteoartrose, uma doença degenerativa das articulações, afetando a cartilagem e estruturas como ossos e ligamentos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoartrite é a doença mais comum do grupo de reumatismo, representando cerca de 30 a 40% dos atendimentos ambulatoriais de reumatologia.

A artrose é o tipo mais comum de artrite, um conjunto de manifestações que atinge as articulações corporais por meio de inflamações. A artrose, em particular, é uma artrite degenerativa. Os resultados da degeneração da cartilagem que cobre os ossos são o comprometimento do líquido sinovial (lubrificante que protege os ossos da articulação), ligamentos e estruturas ósseas. Como consequência, o movimento fica prejudicado.

A função da cartilagem é permitir que as duas extremidades ósseas de uma articulação deslizem sem atrito durante qualquer movimento, protegendo-a.

Diferença entre artrite e artrose

Apesar de apresentarem sintomas semelhantes, existem diferenças entre essas duas condições. O termo artrite se refere a mais de 100 tipos de condições clínicas e doenças em que há processo inflamatório nas articulações, enquanto a artrose é a doença degenerativa da cartilagem articular. Como consequência, estruturas corporais próximas são afetadas, como ossos e ligamentos. Entenda mais a fundo sobre as diferenças entre artrite e artrose.

Tipos de artrose: regiões mais afetadas

As articulações mais afetadas são os joelhos, quadris, mãos e coluna. Como a doença é degenerativa, afeta, principalmente, pessoas com mais de 50 anos, devido ao envelhecimento natural da cartilagem. No entanto, há homens que podem apresentar a doença antes mesmo dos 40 anos, e as mulheres tendem a apresentá-la dos 40 aos 70 anos mais vezes. Explicamos os tipos de osteoartrite em detalhes abaixo. 

Artrose no joelho

Um dos locais mais frequentes para o desenvolvimento da osteoartrite são os joelhos. O local também pode sofrer de sobrecarga de peso ao longo da vida, como no caso de pessoas com postura inadequada ou em pessoas obesas. Rigidez matinal, dor constante, dificuldade em manter o equilíbrio e inchaço na área são sintomas que podem indicar a presença da doença. Leia mais detalhes sobre a artrose no joelho.

Artrose no quadril

Quando a artrose ocorre na articulação do quadril, ela também pode ser chamada de osteoartrose de quadril, artrite degenerativa do quadril e coxartrose. Em relação aos sintomas, pode causar rigidez articular, principalmente pela manhã. Portanto, é natural que os pacientes sintam muita dor nas articulações próximas aos quadris, virilha e coxas. Conheça mais sobre a artrose no quadril.

Artrose nas mãos

Muitas pessoas desenvolvem osteoartrite da mão, que, em casos mais graves, pode levar à incapacidade de mover os dedos. Essa incidência de artropatia acontece porque as pessoas estão usando cada vez mais os dedos todos os dias para trabalhos manuais e digitação em aparelhos móveis. A osteoartrite das mãos começa com uma sensação de falta de lubrificação nas articulações. Confira outros sintomas de artrose nas mãos.

Artrose na coluna

Conhecida pelo desgaste das articulações da coluna, essa categoria de artrose pode se manifestar em diferentes pontos e intensidades em cada indivíduo. Portanto, a dor pode variar de moderada a muito intensa. Saiba mais sobre a artrose na coluna.

Sintomas de artrose (osteoartrite)

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia, quando os sintomas aparecem, eles podem permanecer leves ou até desaparecer a longo prazo. A partir do início dos sintomas, o paciente pode sentir dor crescente nas articulações. Nos estágios iniciais, a dor aparece com o movimento e desaparece com o repouso.

Além disso, há rigidez e diminuição da mobilidade articular, perda de flexibilidade, articulações estalando e inchaço quando ocorre inflamação. A intensidade dos sintomas da osteoartrite varia de paciente para paciente.

Quando a doença afeta a mão, o volume das articulações dos dedos pode ser maior. No joelho, a artropatia pode causar um desvio, comumente chamado de perna em pinça quando ocorre para fora, ou valgo, quando para dentro.

Já a osteoartrite da coluna pode causar dor no pescoço, nas costas ou na região lombar. O bico de papagaio, que se forma ao longo da coluna, pode pinçar os nervos, causando dor, dormência e formigamento nas extremidades superiores ou inferiores, a depender da localização.

Causas da artrose

A osteoartrite é um processo natural do envelhecimento, mas o desgaste pode ser exacerbado por uma variedade de fatores. Conheça-os:

Artrose primária

A osteoartrite primária ocorre devido ao uso excessivo das articulações, mas também devido ao envelhecimento natural do indivíduo. O uso repetido de uma articulação ao longo de muitos anos pode causar danos na cartilagem, o que pode gerar dor e inchaço. A osteoartrite primária muitas vezes pode ser encontrada em vários membros da mesma família, sugerindo que há um traço genético.

Artrose secundária

A osteoartrite secundária é o resultado de uma doença ou condição que a pessoa tem. Os problemas que podem levar à osteoartrite secundária incluem: obesidade, traumas repetidos, cirurgias nas estruturas articulares, anormalidades congênitas, gota, artrite reumatóide, diabetes e distúrbios hormonais.

Diagnóstico de osteoartrite

O diagnóstico de osteoartrite é feito por um médico ortopedista ou reumatologista, avaliando sintomas, histórico de saúde pessoal e familiar, bem como exame físico. Além disso, os médicos costumam recomendar exames de imagem, como radiografias ou ressonâncias magnéticas, para verificar se há desgaste nas articulações, identificar o tipo de artropatia e indicar o melhor tratamento.

Tratamento para artrose

De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento varia conforme o estágio, tipo e gravidade da doença. Tem por objetivo diminuir os sintomas, principalmente a dor, que pode ser muito limitante, em busca de uma melhora na qualidade de vida. Os principais tratamentos para a osteoartrite que seu médico pode indicar são:

Medicamentos

Os medicamentos que o médico pode prescrever para tratar a osteoartrite incluem analgésicos, anti-inflamatórios ou cremes para ajudar a controlar a dor e a inflamação nas articulações.

Terapias

O médico pode prescrever fisioterapia para osteoartrite para ajudar a fortalecer os músculos ao redor da articulação afetada, aumentar a flexibilidade, reduzir a dor, melhorar o movimento articular e reduzir a rigidez.

Durante a fisioterapia, estimuladores elétricos e dispositivos de ultrassom podem ser usados para estimular as articulações, reduzir a inflamação, promover a cura e controlar a dor.

Quando há má postura, os fisioterapeutas podem realizar técnicas da Reeducação Postural Global (RPG). Além disso, os fisioterapeutas podem complementar os tratamentos de fisioterapia com exercícios para serem realizados em casa.

Infiltrações

Os médicos podem infiltrar a articulação afetada, injetando corticosteróides (com muita restrição) ou ácido hialurônico. Esse tipo de tratamento é reservado para dores moderadas a intensas que não melhoram com medicamentos orais.

Cirurgia

Se os sintomas da osteoartrite não forem aliviados de maneira efetiva com medicação e fisioterapia, e a dor persistir mesmo após meses de tratamento convencional, a cirurgia pode ser indicada, desde que o paciente opte por ela e não tenha contraindicação clínica.

O procedimento cirúrgico pode ser feito raspando ou removendo a articulação afetada e colocando uma prótese. A fisioterapia é comumente necessária para acelerar a recuperação.

Fotocêuticos e a revolução no tratamento de artrose

Os fotocêuticos são um padrão de emissão de luz customizada que gera efeitos terapêuticos para dores e inflamações musculoesqueléticas. O tratamento é indolor e não invasivo e se baseia na ciência da fotobiomodulação, que estuda os efeitos terapêuticos da interação da luz com tecidos biológicos.

A absorção da luz desencadeia uma série de processos para tratar os sintomas da artrose, como produção de substâncias analgésicas endógenas, estímulo de substâncias anti-inflamatórias e inibição de substâncias pró-inflamatórias. Em essência, os fotocêuticos oferecem uma dose extra de energia para que as células humanas tenham mais capacidade de realizar funções essenciais para o combate de dores e inflamações.

tratamento com os fotocêuticos não causa dependência, ajuda a diminuir dores, pode contribuir para a redução no uso de medicamentos e restaurar o movimento da articulação.

Como a Bright atua em artrose (osteoartrites)?

Temos um grupo de fotocêuticos que atua em osteoartrites. Um estudo da empresa conduzido com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo demonstrou que o tratamento reduziu o nível de dor em 50% em pacientes com artrose de joelho.

O que dizem os pacientes

Até mesmo em pacientes que realizaram a cirurgia de artroplastia total de joelho, devido à osteoartrite avançada no local, a Bright observou queda no nível de dor. O tratamento trouxe alívio para o pós-operatório, contribuindo para a redução no uso de morfina e aumentando a satisfação dos pacientes em relação ao procedimento cirúrgico.

Temos atuação comprovada no combate a dores e inflamações decorrentes de desgastes na cartilagem. Conheça as nossas recomendações clínicas e saiba onde encontrar o tratamento.

O que piora a artrose?

Vários fatores têm sido associados ao quadro clínico, incluindo genética, excesso de peso, fraqueza muscular e microtraumas repetitivos que são comuns em atletas.

Um estilo de vida sedentário resulta em desequilíbrios e fraqueza musculares. Estimular os músculos pode reduzir a dor e ajudar as pessoas a tolerar melhor os sintomas da doença. Manter-se ativo ajuda no controle de peso, outro fator que piora a osteoartrite.

Além disso, um pico de treinamento repentino para um evento específico pode desencadear uma piora dos sintomas da osteoartrite.

Como prevenir?

O desgaste das articulações é uma condição normal do envelhecimento. A boa notícia é que existem alguns passos simples que você pode tomar para prevenir a osteoartrite. Veja!

Exercícios

A fisioterapia e o exercício podem ajudar a prevenir a perda ou limitação do movimento articular, a fraqueza muscular e a instabilidade articular. Isto porque é possível fortalecer os músculos que irão proteger as articulações.

Exercícios com pouco impacto articular e voltados ao fortalecimento e alongamento dos músculos devem ser priorizados, sempre acompanhados por um profissional da área e observando as limitações pessoais.

Movimente-se ao longo do dia

Se você permanecer sentado por muito tempo, levante-se ocasionalmente e tente se movimentar e esticar os braços, mãos, pernas e pés enquanto estiver sentado. Se você trabalha em um escritório, tente se movimentar de vez em quando.

Sono

Dormir o suficiente pode ajudar a prevenir a doença, pois a qualidade do sono está relacionada ao funcionamento do sistema imunológico. Sem descanso adequado durante o sono, o corpo não consegue se recuperar de um dia inteiro de trabalho físico e mental.

Peso

Manter o peso adequado é essencial para pessoas com osteoartrite, especialmente para aquelas que sofrem dessa condição nos joelhos. O próprio excesso de peso causa sobrecarga mecânica e acelera o processo de degeneração articular.

Alimentação

Manter uma dieta rica e equilibrada é essencial para garantir que nosso corpo receba todos os nutrientes fundamentais para uma boa saúde articular.