Quem Somos

A Bright Photomedicine é uma empresa do conhecimento na área da saúde pioneira no uso dos fotocêuticos, um padrão personalizado de emissão de luz que atua no alívio de dores e inflamações musculoesqueléticas.

A Bright se baseia na terapia de fotobiomodulação, que é o estudo da interação da luz com tecidos orgânicos, como o corpo humano, para fins terapêuticos.

O nosso diferencial consiste em customizar parâmetros que influenciam a quantidade de luz que chega às células humanas e que é absorvida. Essa customização garante previsibilidade no tratamento e segurança às prescrições médicas.

Para isso, consideramos as características de cada pessoa, como cor de pele, quantidade de gordura, condição clínica e nível de dor. Isso é essencial para calcular a dose de luz externa necessária para modular processos dentro do corpo, como estimular ou inibir substâncias analgésicas, pró e anti-inflamatórias.

Atualmente, temos um grupo de fotocêuticos que atua no combate a dores e inflamações musculoesqueléticas, articulares e de tendões, incluindo aquelas decorrentes de um processo pós-operatório. É indicado para artrite, osteoartrite, neuralgias, epicondilite, tendinite, bursite, fraturas, contraturas, estiramentos, lombalgias, entre outros casos.

Somos a evolução no cuidado e a revolução no tratamento, porque tratamos a dor com rapidez e segurança, sem efeitos colaterais.

Como surgiu

Nossa empresa surge em 2014, a partir de um desejo genuíno. O fundador da Bright, o físico Marcelo Sousa, queria empreender e transformar em serviço os resultados que obteve no doutorado. Formou-se doutor em física aplicada às neurociências pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio sanduíche na Escola de Medicina de Harvard.

Sua pesquisa de doutorado foi a semente para a criação da Bright. Sousa já estudava a terapia de fotobiomodulação desde o mestrado, voltando-se cada vez mais para a área de física médica. No doutorado, por meio de experimentos em Harvard, comprovou que a emissão de luz vermelha ou infravermelha próxima era capaz de modular a produção de analgésicos endógenos nas células de camundongos com diferentes tipos de dor. O tratamento conseguiu se provar mais eficaz do que a morfina, fármaco mundialmente conhecido por sua ação analgésica para dores intensas.

Em 2016, ele e outros colaboradores lançaram o livro médico mais completo da área de fotobiomodulação até hoje. Quando voltou ao Brasil, o pesquisador começou a reunir um time de especialistas para fundar a Bright Photomedicine.

Sousa queria que aquele tratamento fosse cada vez mais aprimorado para fins terapêuticos em seres humanos em nosso país, que conta com uma rica diversidade populacional e racial. Até então, o tratamento com fotobiomodulação não considerava as características individuais.

A inovação surge com os fotocêuticos, capazes de customizar a emissão de luz a partir de muito estudo e ciência de ponta. Hoje, oito anos depois, já ajudamos centenas de pessoas no alívio e combate a dores e inflamações musculoesqueléticas e continuamos crescendo.

Regulatório

O aparelho que a Bright projetou como sistema eletro-óptico para uso no tratamento com os fotocêuticos é o Light Aid Pro (LAP V2.0). O aparelho é produzido por empresa licenciada e tem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), bem como registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O registro na Anvisa foi publicado no Diário Oficial da União em janeiro de 2020.

Nome do equipamento: Light Aid Pro (LAP V2.0)
Fabricante: Bios Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos LTDA
Classe: II

Cadastro de Equipamento para Saúde
Número do certificado pelo Inmetro: QC-2105-19
Número do registro na Anvisa: 80745679003

Toda certificação do Inmetro tem validade por cinco anos, e a confirmação de manutenção é renovada anualmente. O atual certificado de segurança elétrica do aparelho vai até 2024.