Provavelmente, você já ouviu falar de artrite e artrose. Mas você sabia que artrose é um tipo de artrite? Ao todo, mais de 100 tipos de artrite são conhecidos, e a artrose – também conhecida como osteoartrose, osteoartrite e artrite degenerativa – é uma das mais comuns.
Explicaremos as principais diferenças entre artrite e artrose. Confira!
Qual a diferença entre artrite e artrose?
A artrite é um processo inflamatório articular em qualquer articulação do corpo. Já a artrose – osteoartrose ou osteoartrite – é uma artrite degenerativa, ou seja, degenera a cartilagem ou componentes da articulação como um todo, afetando ossos, sinóvia e outras estruturas articulares.
Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, a osteoartrite e a artrite reumatoide são os tipos mais comuns de artrite. Os sintomas e as causas da artrite dependem muito do tipo de artrite que a pessoa apresenta, mas algumas manifestações costumam ligar o sinal de alerta, como inflamação na articulação e no entorno dela, sensibilidade, dor, vermelhidão e inchaço.
De acordo com a Arthritis Foundation (Fundação Artrite, na tradução para o português), a osteoartrite pode redefinir o formato dos ossos, gerar inflamação, perda de mobilidade e perda total da cartilagem. Os sinais e sintomas mais comuns, no entato, costumam ser a dor, a rigidez e a dificuldade de realizar movimentos com a articulação. A artrose, por si só, é uma doença que evolui gradualmente, a longo prazo e é crônica, mas nem todos os pacientes têm um quadro com desfecho negativo.
Os sintomas de artrose podem surgir em pessoas jovens, mas é mais comum observar em pacientes idosos, já que a cartilagem desgasta naturalmente no processo de envelhecimento. Evidências científicas indicam que é muito comum encontrar a doença em pacientes com mais de 80 anos.
As mulheres, geralmente, são o grupo mais afetado em todas as idades, mas, quando a artrose surge antes dos 40, a incidência maior se dá em homens. Quem tem histórico da doença na família pode ter maior predisposição a desenvolvê-la.
Essa patologia pode ocorrer em qualquer articulação, mas afeta com mais frequência as mãos, coluna, joelhos e quadris. A osteoartrite pode ser causada por muitas condições, incluindo genética, excesso de peso, excesso de atividade física que sobrecarrega as articulações, músculos enfraquecidos que não protegem de forma adequada o local, entre outros fatores. Confira mais detalhes sobre a artrose.
No grupo das artrites, outras doenças também são conhecidas e podem afetar milhares de pessoas, como a artrite reumatoide, artrite reativa, artrite idiopática juvenil, artrite psoriásica e pseudogota. A Sociedade Brasileira de Reumatologia oferece um índice explicativo para várias formas de artrite, incluindo a artrose.
Sintomas de artrite e artrose
Os sintomas e sinais da artrite são, principalmente, o processo inflamatório, inchaço, dor, calor no local, vermelhidão e, como consequência, dificuldade para movimentar o local afetado. Quem tem artrose também pode apresentar estalos e ruídos ao movimentar as articulações, além da dor e da rigidez articular já comentada acima. Independentemente do tipo de artrite, é importante consultar um especialista ao apresentar sintomas, especialmente ortopedistas e médicos reumatologistas.
Como tratar artrite e artrose?
Essas condições clínicas não têm cura, mas uma série de tratamentos são recomendados para aliviar os sintomas e melhorar o prognóstico de cada paciente. Para diagnosticar as artrites, o médico avalia os sintomas do momento, faz um exame físico e pode pedir exames complementares, como raio X e testes laboratoriais.
O tratamento inclui medicamentos anti-inflamatórios, corticosteróides, analgésicos e exercícios físicos para fortalecer e proteger a região articular. Para pacientes obesos, os médicos podem recomendar a perda equilibrada e saudável de peso, de modo a não sobrecarregar as articulações. Em alguns casos em que a doença já está muito avançada, o profissional de saúde pode indicar cirurgia, como a artroplastia total de joelho, muito indicada para pacientes com os níveis mais graves de artrose de joelho.
Fotocêuticos
Os fotocêuticos são um padrão de emissão de luz customizada que gera efeitos terapêuticos para dores e inflamações musculoesqueléticas. O tratamento é indolor e não invasivo e se baseia na ciência da fotobiomodulação, que estuda os efeitos terapêuticos da interação da luz com tecidos biológicos.
A absorção da luz desencadeia uma série de processos para tratar os sintomas da artrose ou da artrite, como produção de substâncias analgésicas endógenas, estímulo de substâncias anti-inflamatórias e inibição de substâncias pró-inflamatórias. Em essência, os fotocêuticos oferecem uma dose extra de energia para que as células humanas tenham mais capacidade de realizar funções essenciais para o combate de dores e inflamações.
O tratamento com os fotocêuticos não causa dependência, ajuda a diminuir dores, pode contribuir para a redução no uso de medicamentos e restaurar o movimento da articulação.
Como a Bright atua em osteoartrites?
Temos um grupo de fotocêuticos que atua em osteoartrites. Um estudo da empresa conduzido com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo demonstrou que o tratamento reduziu o nível de dor em 50% em pacientes com artrose de joelho.
Até mesmo em pacientes que realizaram a cirurgia de artroplastia total de joelho, devido à osteoartrite avançada no local, a Bright observou queda no nível de dor. O tratamento trouxe alívio para o pós-operatório, contribuindo para a redução no uso de morfina e aumentando a satisfação dos pacientes em relação ao procedimento cirúrgico.
Temos atuação comprovada no combate a dores e inflamações decorrentes de desgastes na cartilagem. Conheça as nossas recomendações clínicas e saiba onde encontrar o tratamento.
Quer receber dicas como essa no seu email? Preencha o formulário abaixo e fique por dentro das nossas novidades!